Comida saudável e gostosa para bebês

Gosto muito de cozinhar, tanto que tenho três cursos ligados a culinária. Sendo que dois são de alimentação saudável. E acredito que fazer comida para família, amigos é também demonstração de amor, fortalecimento de vínculo. Ainda tenho sabores do tempero da minha mãe, da minha vó, de amigos que conheci, de lugares quais já viajei.

Acredito também que a boa alimentação é importante para o crescimento da criança, principalmente formação de paladar. Opto por receitas caseiras, por conhecimento de sabores, texturas e toda a mágica da alimentação. Comer não é algo tão simples, amamentar já não é, imagina experimentar vários sabores, além da diversidade do ato de mastigar, engolir, tudo isso deve ser respeitado quando se fala em bebês.

Primeiro passo – Toda criança precisa de dieta exclusiva, quando amamentada até o seis meses, isto traz muitas contradições, mas é o melhor, seguindo a nutrição infantil. Quando toma fórmula isto também pode ser seguido.

Frutas, opte por ela, esqueça o suco por agora. Para fazer o suco,às vezes é necessário o uso de duas a três frutas, então desta forma você aumenta a quantidade de frutose, que pode até fazer mal ao pequeno. Já a fruta, ele poderá explorar a mastigação, textura, e conhecer vários elementos da alimentação, que vão desde o pegar o alimento.

Escolhi a introdução alimentar, pelas frutas, dei as básicas, no intervalo da manhã, a maça cozida (por ser mais leve), banana prata. E aos poucos fui introduzindo outras frutas, também a água de coco, esta comprava sem abrir, higienizava em casa o fruto, para só assim abrir e oferecer a eles. Logo após a experimentação, optei também por misturar elas, e também oferecer no lanche da tarde.

O início da papa principal (também chamada salgada), fiz um mês após a introdução das frutas. Comecei por um dieta vegana. Por oito dias, ofereci verduras e legumes, separados e mais simples, cozidos em papelotes ou no vapor. Aos poucos inclui os temperos (salsa,cebolinha,manjericão, alho poró, alecrim,alho, cebola, entre outros). E também as proteínas, e demais itens de outros grupos alimentares, como cereais (arroz,quinoa,feijão, ervilha, lentilha, grão de bico,gergelim). E o sal? O óleo? O sal não é bom usar, muito sódio pode ser prejudicial e pesado para os sistema urinário dos pequenos. O óleo eu optei por não usar.

Mas comida de nenê precisa ser ruim?! Não mesmo, receitas saudáveis e deliciosas. Tenho muitas, mas estas são algumas opções que meu pequeno ama.

Guarnição

Sempre opto por um carboidrato bem vitaminado.

Arroz integral com alho,cebola, salsa e agrião
Macarrão de arroz com cenoura e beterrada com manjericão
Feijão carioca vitaminado (feijão, músculo, folhas de couve, alho e cebola)
Feijoada de bebê (feijão branco,peito de frango, cebola, alho e ervas finas)

Carnes saborosas

Papelote de frango com legumes (peito de frango com chuchu, cenoura cortada em tiras,com cebola e alho cozidas no vapor ou assada em papel alumínio)
Frango temperado desfiado na panela de pressão
Músculo bovino cozido com inhame
Fígado bovino cozido com agrião
Filé de peixe com ervilhas, alho e cebola

Purês e mix de verduras e legumes

Purê de batata (inglesa ou baroa) com brocólis, uso leite da fórmula
Creme de ervilhas com alho poró e cenoura
Creme de abóbora com alecrim
Abobrinha ralada com quinoa

Tenho variado bastante nas misturas de texturas e sabores, porém as sirvo normalmente de forma individual. Sempre faço no mínimo quatro tipo de alimento (respeitando a regra de uma alimentação equilibrada com proteínas-carnes,hortaliças em folhas, legumes, feculentos -batata,cereais e leguminosas). Não optei por sopinhas, mas comidinha boa de verdade.

Qual o segredo para conseguir um bom alimento sem usar sal? Os temperos bem utilizados. Uso tempero frescos, inclusive alguns plantados em casa.Refogo sem óleo, quando necessário uso algum essenciais, como o de gergelim e o azeite. Nunca refogo no óleo, só uso após o alimento pronto ou quando está em fervura, quase pronto.

E para sobremesa frutas! Em natura ou em papinha, como banana da terra assada, maça com ameixa cozida. Caqui com baunilha.

Prefiro fazer as comidinhas, guardo individualmente e conservo no congelador. Quando vou sair, até mesmo em viagem levo usando potes térmicos, que realmente conservam. Ou faço, por exemplo, na casa de alguém quando estou hospedada.

Utensílios que tenho usado: panela de cozinhar a vapor, pratos que eles usam tenho alguns modelos, mas sempre opto pelos que tem boa divisão para que eles possam ver as cores, experimentar individualmente cada alimento, para guardar os alimentos potinhos livre BPA. Costumo ter sempre uma opção de refeição pronta para caso de alguma urgência.

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