Rotina de alimentação para bebês

Marcos importantes do desenvolvimento dos bebês, rolar, sentar e andar! E junto a isto é preciso muita energia, que provém de uma boa alimentação. Os primeiros passos com a comidinha, formação de paladar, já foi provado em pesquisas científicas surgem ainda durante a gestação, mas tem destaque nos primeiros contatos com a criança com a comida e tudo que envolve a alimentação.

Boas escolhas para seu bebê

Primeiro passo – amamentação, sempre que possível

Amamentar é uma realização para mãe e para o pequeno, importante alimento para os seis meses do bebê. Sim, sempre que possível, há casos onde a amamentação pode ser muito complicada. Bebês com longa internação, prematuros (que precisam de ajuda especializada para aprender a mamar e ter uma rotina de amamentação), problemas de saúde da mãe, e alguns outros pontos. Se não for possível, acredito que não deve haver o julgamento, mas é necessário que a criança tem um bom acompanhamento de um pediatra especialista.

Quando amamentado os bebês não precisam de chás, sucos e água, o leite pode ser suficiente até os seis meses, o melhor para dizer isto é o médico, e só! Isola opiniões e comentários de leite fraco, fraca é opinião de quem se mete!

Introdução alimentar – frutas

Há diferentes opiniões sobre quando introduzir alimentos que não sejam leite para crianças. As mais consideradas por nutricionistas e gastropediatras. Não comece sem auxílio profissional, pode ser um risco, como reações alérgicas e danos intestinais até irreversíveis. Do 5º ao 6º mês os bebês podem começar as papinhas de frutas. Primeiro, uma por vez, amassada, dada no intervalo das mamadas. As mais indicadas ( banana prata, mamão papaya e maça argentina ou gala). Uma criança precisa experimentar no mínimo sete vezes algo para realmente o seu paladar definir gosto ( ou seja, algo rejeitado antes, pode ser amado depois). No mínimo quinze dias com frutas, para observar reações alérgicas e outros comportamentos.

Introdução papinha principal – salgada (sem sal)

Por volta do sexto mês, entram verduras e legumes, melhor forma de apresentar, cozidas, preferência no vapor. Use temperos naturais, como ervas, evite sal. Aos poucos faça misturas de uma, duas verduras, até chegar ao necessário para um bom equilíbrio alimentar, proteína, carboidratos, leguminosas, vegetais.

Evite então temperos completos, comece aos poucos, não tem pressa, use a criatividade, tenha paciência, e junto com você um bom profissional. Não dê produtos industrializados (sucos de caixinha, biscoitos, refrigerantes, açúcar) e alimentos de caloria vazia, que podem atrapalhar no bom andamento da formação do paladar. Faça boas escolhas, para que eles façam depois sozinhos.

Para prematuros, a introdução pode mudar um pouco, usa-se a idade corrigida, ou seja, o período em que realmente ela devia nascer. Se nasceu de sete meses, normalmente a alimentação inicia aos cinco meses.

Para alérgicos, como em caso de Alergia a Proteína do Leite da Vaca, APLV, a introdução deve ser acompanhada, e sempre, por um gastropediatra, porque eles podem ter maior chance de alergias alimentares, por isso alguns alimentos devem ser evitados inicialmente.

Para funcionar melhor, invista em cadeiras específicas, babadores e utensílios para formação de uma rotina alimentar. Normalmente a criança compreende objetos com ações, por exemplo, a naninha com a hora de dormir, o pratinho colorido com a comidinha e a mamadeira como o leite dela.

Fase deliciosa, com muitas receitas gourmet : )!

Sites sobre o assuntos

Primeiras Colheradas
Nutricionista Materno Infantil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s