Rotina de saúde para prematuros

Ter dois bebês, que mesmo prematuros, possuem desenvolvimento, peso e altura de um bebê que nasceu no período gestacional normal é muito gratificante. É agradecer e muito a Deus, por cada conquista e também para compartilhar experiências. Peso e altura de uma criança depende da genética, mas muito mais de uma série de boas ações, que inicia ainda na gestação.

O acompanhamento nutricional foi muito importante para minha gravidez e para o nascimento deles. Desde a primeira visita a nutricionista, ela já me alertou que eles poderiam nascer antes do previsto, por serem gemelares, placenta única e por estarem se desenvolvendo mais rápido ( ainda nem sabíamos das outras complicações que estava por vir). Então minha alimentação foi bem saudável, com foco no bom desenvolvimento celular deles.

Mesmo nascendo com menos de 1,500 Kg, tinha altura boa, e por estar internada, com acompanhamento médico especializado, os geminhos não precisaram ser entubados, e não apresentaram grandes complicações, porque eu já havia tomado medicações previamente, tanto para os pulmões deles, como antibióticos para evitar infecções. E o período na UTI foi para observação, principalmente ganho de peso.

Leite materno, já falei que é possível amamentar prematuros, com acompanhamento profissional e muita disposição, mesmo quando eles fazem uso de complementos alimentares. Leite materno é bem importante, mesmo que eles demorem mais tempo para ir no peito, o alimento pode ser passado via sonda.

Após alta médica

Ninguém conhece melhor filhos do que pais, mas os pediatras, fisioterapeutas, gastropediatras e demais profissionais estão aí para ajudar. E aí não entra comparação, seguindo as regras, tendo amor, as coisas acontecem. Cada semana é uma descoberta, cada dia uma vitória. O primeiro desafio foi a proteção, muitos conhecidos (porque amigo de verdade entende) ficam com raiva quando há limitação nas visitas do recém nascido, ainda mais prematuro, mas é essencial ter cuidado para evitar viroses e demais problemas. ( Meus bebês mesmo com quadro de neutropenia, baixa imunidade, nunca adoeceram)

A rotina é importante, para alimentação, para o banho e principalmente para os estímulos, aí leia-se, curta seu filho, ame intensamente. E lá está os avanços, ele aprende a sorrir, virar, rolar, sentar, ops, e até assusta os pediatras ( já??!!!). Primeiros meses são essenciais para o aprendizado de uma vida inteira, por isso às vezes é necessário abrir mão de muitas coisas, viagem fica para depois, aquele passeio num dia muito quente ou de chuva constante. Evitar certos transtornos às vezes é necessário. E com o tempo, seja prematura ou não, a criança tem muito o que aprender e nos surpreender.

A vida está aí para ensinar, e passa rápido os dias, de um tempo que dura para sempre, assim é quando se fala em filhos, então não existe muita regra, se não priorizar o amor.

 

One thought on “Rotina de saúde para prematuros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s