Amamentação e bebês prematuros

CAM00853

Iniciar um artigo de amamentação com mamadeira vou receber um bocado de críticas e críticas, como assim???? Como assim vamos a realidade. Beleza, me sinto vitoriosa, meus bebês amamentam em mim, exclusivamente? Não. Por qual motivo a vitória? Eles nasceram com menos de 1 quilo e 500 gramas, num período gestacional que não conseguiriam mamar no peito, e acredite há casos em que um bebê de termo realmente não consegue amamentar. E a realidade amamentar pode ser muito difícil. Desista?! Não, ainda é possível tentar.

Logo quando soube que meus pequenos iriam nascer prematuros fui atrás de escolher uma boa mamadeira. Tinha visto muita coisa na lista de enxoval, mas mamadeiras tinha deixado para depois, porque o meu interesse era amamentação exclusiva (é possível também para gêmeos). Como tinha importado muita coisa, no período não dava tempo de chegar, mesmo que um amigo ou parente comprasse para mim e enviasse ( pode demorar até dois meses devido a Receita Federal). Tinha uma amiga indo para Flórida, aproveitou e me trouxe um kit da Mam. Por que da marca? Era a mais prática e higiênica que conhecia, suas peças desmontavam e podia ser esterilizadas no micro-ondas. O segundo motivo, o bico da mamadeira é um dos aconselháveis por fonoaudiólogas que não ocasiona confusão para o pequeno entre a mamadeira e o peito.

autoesterelizavel kit mam

Ela trouxe um kit, o emergencial, o que vem quatro mamadeiras, duas pequenas, duas grandes, e dois bicos de brinde (inclusive foram o que os gêmeos pegaram com mais facilidade). Depois encomendei outro kit, além dos bicos extras para devida troca. A escolha da mamadeira foi essencial, o formato requer do recém-nascido o mesmo trabalho muscular que faria na amamentação. Quando tem um formato, com buraco maior, mais arredondado os pequenos acham bem mais fácil e não quer pegar depois o bico do seio ( amamentar é uma ginástica para um bebê).

E não só isso, duas coisas fundamentais foi possível para que eu conseguisse amamentar os meus filhos, vontade e amor! Vontade, porque antes de irem para o seio, eles ficaram mais de um mês na alimentação por sonda. Conseguir manter leite materno sem sucção e com seus bebês internados é bem complicado. Primeiro o hormônio ocitocina que libera o leite é produzido pelo toque da pele, cheiro, mamãe e bebê, e a sucção do nenê que aumenta a produção. Fiquei um bom período estimulando com massagem e ordenha ( o termo é este mesmo) manual, a bomba me ajudou apenas nos primeiros dias (desconfortável, até as melhores marcas como Avent e etc, quando se tem pouca produção).

Quando enfim eles vieram para o peito, imagina só, eles acharam que ali era travesseiro, dormiam! Acostumaram com a boa vida das chuquinhas que lhe davam na UTI (algumas dão leite no copinho para evitar isso). Mas não desisti, e por fim consegui. Hoje é lindo, porque eles mesmo procuram, pode ter a mamadeira que eles querem mamar na mamãe. E amamentação é amor, porque mesmo com a pegada certa, (manter o bebê bem posicionado evita a dor e fissuras), às vezes é dolorido, ainda mais dois hominhos em fase de crescimento. Foi uma escolha que fiz, sei que amamentar um prematuro é mais que alimento é remédio.

E assim fica o micro-ondas, após lavar com a escovinha, 3 minutos e fica tudo limpinho para as próximas mamadas. Se há uma recomendação, faço, amamente e se precisar de um tempo, que tenha. Busque ajuda, enfermeiras especializadas, pediatras e claro uma boa fonoaudióloga. (Tem uns exercícios bem legais para estimulação, o Leonel foi o que mais precisou de ajuda, mas hoje ele é craque na mamadeira e no peito). Desistir é que não vale. Não existe leite fraco, (lorota de parentes, de gente desinformado), e só dê complemento se for receitado, e na dose que foi estipulada.

P.S. Use a escova própria para lavar as mamadeiras da MAM, formato estipulado para os modelos da marca.

escova mam ???????????????????????????????

Quanto tempo para que os gêmeos amamentassem, de verdade, no peito? Quase dois meses, isso tudo, cada criança tem seu tempo, por isso não desista.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s