Enjoos e outros sintomas de grávida

Na lista das coisas que tendem a ser uma batalha na gravidez entra os enjoos. Depois passa … às vezes demora. Depois dele, nos últimos dias de gravidez podem ser a queimação, o mal estar digestivo (o chamado refluxo de grávida) e outros. E este sintoma não tem nada com quantidade de cabelos que seu bebê terá ao nascer, muitas vezes está ligado a compressão dos órgãos. O estômago fica menor, a digestão, que na gravidez costuma ser mais lenta, fica agora mais comprometida.

Fome?! É algo que não estou sentido nesta gestação, principalmente nestes dias, e segundo minha nutricionista tende agora a ser menor o apetite. A escolha por alimentos saudáveis, nutritivos tem sido maior ainda, vale a qualidade, não quantidade, carnes magras e outras proteínas, carboidratos, frutas e verduras, são coisas que devem ser consumidas em pequenas quantidades, mais vezes ao dia, para o estômago trabalhar melhor, até porque se ele ficar vazio vão piorar o sintomas de enjoo, queimação e outros.

Junto a isso, muito líquido, água tem seus benefícios, até porque sua bexiga também estará mais comprimida. E um dos benefícios para consumir água e ainda aliviar os sintomas da má digestão e companhia, umas receitinhas gostosas e funcionais.

Água de limão ( sem açúcar)

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Se água gelada alivia a queimação e o enjoo, com limão melhor ainda. Pode ser consumido também na temperatura ambiente. Não se preocupe, que o limão apesar de ácido, vai fazer um efeito de base no seu estômago, controlando e muito vários problemas, pode ser consumido até em jejum, sem risco algum. Não vale é limão com sal,jamais, pode aumentar e muito a pressão arterial e não faz bem ao sistema digestivo. O limão pode ser o galego, o siciliano ou taiti, a laranja não tem o mesmo efeito, ao contrário pode causar mais desconforto, e nada de açúcar. Pode acrescentar junto, gengibre ( ótimo também para o enjoo) e folhas de hortelã.

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Em vez de suco, vai de água aromatizada, só não faça uso de canelas e alguns condimentos que podem alterar a pressão sanguínea, escolha frutas naturais, congele e adicione a água ( não use gaseificado que não fazem bem a digestão da grávida). Uvas, laranja, polpas de frutas congeladas são alguns dos ingredientes que podem ajudar na hidratação diária (3 a 4 litros de água), sucos naturais e chá ( hortelã, camomila e erva doce) também podem ser opção.

Contra enjoos, má digestão, queimação  e qualquer destes sintomas na gravidez ( gengibre, limão e hortelã), #ficaadica! Claro que boa alimentação, evite alimentos que fermentem, com farinha de trigo durante à noite, doces e frituras ( estes dois devem ser vistos mesmo como vilões). Prefira porções menores, intervalos de 3 em 3 horas para comer.

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