Nutrição para grávida de gêmeos

Até quando é uma gravidez simples, sem complicação, ou quando é gemelar, de risco, como for, um acompanhamento nutricional pode fazer uma grande diferença. Boa alimentação, vai ser bom tanto para mamãe, quanto para o(s) bebê(s) em formação. O cuidado com ganho de peso vai além da questão estética, tem muito com saúde também. Comer por dois, por três, alimento em excesso ou em escassez pode trazer problemas graves para formação fetal, além de risco de partos prematuros, nascimentos com baixo peso, além de outros agravantes para mãe, como hipertensão e diabete gestacional ( estas que podem inclusive ser graves).

O acompanhamento nutricional tem sido importante para mim, porque mesmo tentando uma alimentação saudável meu organismo estava apresentando algumas baixas nutricionais (glicose, algumas vitaminas e minerais importantes). Além de ajudar no ganho de peso saudável, tanto para mim quanto para meus nenês. A nutricionista tem elaborado um cardápio de acordo com as necessidades de cada período da gestação e junto a isso receitado vitaminas e minerais manipuladas de acordo com as minhas necessidades. Isto tem resultado uma gravidez bem mais saudável e tranquila. E sei que pode me ajudar até na amamentação mais tarde, além do cuidado para manter o maior tempo possível de gestação. (na torcida!).

Dicas importantes –

Alimentos industrializados foram cortados do cardápio, para garantir uma formação melhor celular dos pequenos. Diminui também assim o sódio, conservantes, açúcar e gorduras trans. ( Fora bolachinhas, suquinhos, sorvetes, enlatados e embutidos).

Alimentos verdes escuros (como brócolis, couve manteiga, agrião e rúcula) – estão presentes nas duas refeições principais

Substituição alimentar – vai ter coisas que seu paladar não agrada, porém dá para substituir. O feijão que não estou conseguindo comer, foi substituído por grão de bico, lentilha, ervilha sem perda nenhuma nutricional.

Intervalos de alimentação – os lanches fazem parte do intervalo entre as refeições principais, porém enriquecidos com mais nutrientes e proteínas, como queijo, ovos, iogurte e cereais.

Quantidade mínima de verduras e legumes – quem está gestante ou amamenta, deve consumir, no mínimo, diariamente, 4 tipos diferentes de verduras e legumes.

Tome muita água e líquidos – vai evitar o inchaço, também melhorar digestão, água, chás recomendados (canela e chá verde não pode), suco natural ( tenha cuidado com açúcar, se possível reduza).

Óleos essenciais – são importantes para formação celular do bebê, invista no abacate, castanhas e coco, que podem ser usadas nos lanches, também em saladas.

Alguns pratos deliciosos e nutritivos para você e seu (s) nenê (s)

Para o café da manhã e lanches

A tapioca foi recomendada pela nutricionista com queijo ou patê saudável ( ingredientes com pouca gordura)

Imagem Pão integral com geleia de fruta ou requeijão light e ovos (alimento super recomendado para grávida)

Imagem

Para almoço ou jantar  (Carboidrato, salada, proteína na medida certa)

A carne de soja pode ser usada como uma variedade de proteína

Imagem

A omelete de verduras e carne pode ser uma opção nutritiva para um jantar leve e saudável

Imagem

Para incrementar a salada e deixá-la mais gostosa e saudável, semente de chia, linhaça, além pão integralImagem

Uma opção para agregar gordura saudável, e colocar coco ou abacate na salada

Imagem

Cada um tem sua necessidade nutricional, assim como gosto alimentar, o ideal é um bom pré-natal em conjunto com acompanhamento de nutricionista, que vai esclarecer dúvidas e montar um cardápio ideal para a sua gestação. Lembrando que muitas doenças e problemas podem ser prevenidos, a começar de um bom prato de comida. Comer por dois (três ou quatro) jamais!

O que você come, come também seu filho, desde a barriga!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s