Detalhes e ideias quarto de gêmeos-1

Com a chegada de um pequeno em casa muitas coisas devem ser feitas para o aconchego do novo morador, e quando é dois alguns critérios devem ser observados, fica mais evidente os detalhes.  A primeira coisa a se definir num quarto de bebê talvez seja realmente o sexo do nenê. Para quem prefere saber apenas no parto o bom é optar por ambientes neutros.Quando se tem a notícia de que é um menino (s), menina(s) ou um casal o passo a seguinte é escolher as cores que serão usadas, tabelas de cores ajudam e muito neste trabalho.

Imagem

Tabelas assim podem ser adquiridas em casas próprias, até em lojas de tintas eles podem emprestar, caso não consiga uma para ti. O ideal é usar uma com as cores mais próximas do que vai utilizar, como móvel, tintura e tecidos. Normalmente uso uma profissional, ferramenta indispensável na diagramação de material publicitário, que me ajuda também nestas rotinas. Existem duas coisas importantes sobre cores, elas podem ser usadas e bem exploradas, e são elas que vão ser responsável pelo que deseja alcançar. Um quarto divertido ( use e abuse), um quarto realmente suave para criança dormir (tons neutros), e com cor você pode ampliar um ambiente, causar efeitos tridimensionais e assim por diante, para isto informe-se, consulte especialistas ( se possível) e teste antes de usar.

Organização de móveis e estrutura do quarto

Na minha opinião quarto de bebê tem que ser prático, totalmente funcional, ambiente para o pequeno se desenvolver e a mãe não se enrolar. Alguns conceitos do método Montessoriano me agrada, como um ambiente mais independente, como brinquedos a disposição das crianças. Só não conseguir conceber o berço “no chão”, explico. Neste método não se usa berços, sim colchonetes ou caminhas na altura do chão, que podem ser protegidas na lateral e também para não sentirem frio, por baixo com proteção, de E.V.A. Também diz sobre o uso de móveis na altura em que a criança possa pegar, dando fim as prateleiras e móveis altos. Entre outras coisas.

Um exemplo de quarto Montessoriano

Imagem

Esta caminha inclusive pode ser feita pelos próprios pais, no site Mundo Ovo – Cama Casinha  há um gabarito e um modo de fazer.  Acho legal a proposta para quando eles estão um pouquinho maiores, até diminui e muito o risco de quedas e é muito prático. Neste site também,Cama Infantil de Compensado há um modelo passo a passo para uma caminha infantil.

Um vídeo com um quartinho neste método

Imagem

No caso de gêmeos, serão dois berços, apesar de que eles devem mesmo dividir o mesmo quarto nos primeiros anos, pois um ajuda o outro no desenvolvimento. Tenho duas amigas mãe de gêmeos, na minha família não há gêmeos, mas a regra que toda mãe de múltiplos sabe é que eles realmente nos primeiros dias gostam de dormir juntos, no mesmo berço, um acalma o outro e assim vai, porém eles precisam da individualidade de um berço também, além de ser mais seguro, principalmente quando eles se movimentam mais.

Os detalhes farão a diferença, o trocador bem posicionado ajudará em situações em que um só nenê está acordado e o outro continua dormindo por exemplo. O espaço precisa ser pensado porque o ambiente deve ser prático para pais que terão atividade em dobro a fazer na rotina doméstica,quanto mais “funcional” mais fácil de manter e organizar.  Lembrar que quarto também deve ser espaço para um bebê que cresce, muita coisa pode impossibilitar isso, além de causar outros problemas, como falta de circulação de ar. Pense na posição dos berços, muito juntos podem ser práticos em um período, mas já ouvi o conselho, “cuidado, um acorda e faz questão de levantar o outro.”

Por um quartinho mais colorido e prático

ImagemImagem

Já logo confesso a minha paixão por amarelo, a intenção de usá-lo. Tenho um berço de madeira, que a minha intenção e lixá-lo e pintá-lo, a busca agora é por outro berço do mesmo modelo e que também possa ter o mesmo processo. Usar móveis de família, os usados, podem ser uma boa opção, não só financeira, mas também por valor sentimental. O móvel antigo pode fazer uma diferença bonita na decoração do quarto, camas, mesas e outros itens que podem ser colocados no quarto do bebê após reforma ( ou não).

Armários, cômodas, guarda-roupas também podem ser feitos sobre medida, dentre alguns itens que pesquisei na Internet, gostei destes modelos e resolvi compartilhar. Em muitos casos fazer um móvel pode ser mais durável e econômico do que dispor de um, que mesmo com um preço alto, “tudo de bebê é mais caro, tudo!”, não ser tão durável.

ImagemImagem

Imagem

São os primeiros passos:

Cores a serem pensadas
Tecidos e texturas ( cortinas, protetores de berço, poltrona)
Móveis ( não esqueça de medir o quarto, abertura de portas e janelas)

Itens a serem observados

Portas de correr ocupam menos espaço e são mais práticas
Pense no uso de nichos e prateleiras quanto a limpeza e cuidados
Observe a posição do Sol (todas estações),temperatura,luminosidade e circulação de ar
Cheque pontos de luz e tomadas (evita acidentes e transtornos)
Use tintas atóxicas e evite produtos de limpeza pesado

P.S. A legenda das fotos estão no descritivo das fotos

E isto é só um capítulo desta história : )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s