Arroz, feijão e banana – Cuba

Imagem

Arroz Congrís – a mistura de arroz com feijão preto é saborosa. Um toque tanto do nosso “baião de dois” ( para quem não conhece há algumas variações do arroz e feijão do Norte e do Nordeste, o primeiro “variedade de carnes secas” dá um sabor especial ao feijão miúdo com o arroz, da Paraíba o queijo coalho, em alguns lugares da Bahia se usa até o camarão seco.

Que tem o arroz cubano? Veio da mesma variante, os afrodescendentes. Mas a adaptação do prato muda de acordo com a disposição local de alguns ambientes. O congrís cubano é a mistura do bom arroz, com o feijão, normalmente o vermelho ( mais usual) ou o preto ( que não é o mesmo que usamos aqui para feijoada), com temperos, como alho, cebola, pimentão e alguns que se encontram por lá, como folhas e ervas.

Imagem

E tostones, banana frita? Não é tão parecida como a nossa. É um acompanhamento, assim como o abacate, vai estar presente mais nas comidas salgadas e bem condimentadas. Banana verde, em pratos com frutos do mar, peixes e até massas. Tradicionalmente é banana verde temperada com sal, mas há quem recorra ao agridoce temperando com açúcar e canela (não tão bom).

Os dois pratos são os principais da culinária cubana, também muito encontrado em outros países do Caribe, como Porto Rico, e em colônias na Flórida. Miami é um dos lugares em que se pode degustar do legítimo arroz, feijão e banana cubana, e suas variantes. São cerca de 160 km de distância e um histórico de contribuição e migração entre Cuba e Estados Unidos. Lembrando que a ilha era o “parque de diversões” dos americanos, até vir a revolução, e entre indas e vindas, opiniões e botes se tem muito de Cuba por lá, e também em restaurantes espalhados por aí, até no Brasil. E esta história começou bem antes … da Expansão Marítima e a busca pelas Índias (negros do Congo, e do que é hoje El Salvador foram um dos povos que formaram a população de Cuba).

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s