A prática da boa interpretação

Image

Quem convive com textos todos os dias sabe que nem sempre o problema das pessoas com o Português se refere a grafia das palavras, pior está no entendimento do contexto. O problema é interpretar ” as coisas”. Como isto é importante para a vida. Em tudo, tudo mesmo. As pessoas se mascaram entre o “achismo” e “das suas fantasias” para ler não só as coisas, mas também o outro.

Tive bons motivos para sair do Facebook, há quase dois anos, vejo que isso é um benefício em muitos lugares. Como não estou no meio, posso ficar de fora de brigas entre alguns que se sentiram mal por algo que leu e pensou. Até quando o nosso pensamento faz parte do contexto? Isso daria uma tese polêmica de mestrado. Mas seremos sinceros, nem tudo que a gente pensa é mesmo verdade, ainda bem que é assim, somos limitados, humanos.

Minha mãe me ensinou ainda novinha, que quando tivesse algo falasse, não usasse outra pessoa, o chamado “garoto de recado”, porque mesmo não querendo, o ser humano nunca que vai ser imparcial. E aprendi isso, porque quando falamos as coisas claramente, por nós mesmos, ainda corremos o risco, imagina se isso tiver outros envolvidos. Por isso não gosto de ninguém que usa os outros como defesa, nem uso deste recurso. Cada qual tem que assumir as responsabilidades alheias.

E tanta idiotice que a gente escuta por aí, que é bom às vezes cultivar as coisas boas, para que quando tivemos bem enjoados, a gente lembre de transbordar o amor, nem que seja o amor-próprio.  Antes de falar, pense mais, porque aquela história é bem certa, quem fala o que quer, escuta o que não deseja. Se não é?!  As palavras podem ser bonitas se a realidade as convém.

Se a beleza,de verdade, atrai atenção, a personalidade cala um má-interpretação, grifo meu, porque não há nada melhor do que a verdade das palavras, como são ditas. No dia em que o estômago embrulhou de ouvir e ler tantas barbaridades. Agradeço o amor, porque me faz o próprio.

 

Interprete direito!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s