Imensidão da fé que tem na oração

Image

Aos que preferem lugares altos para orar, em algum sentido talvez vem a ideia de monte, lugar de oração. Momentos calmos e situações cotidianas podem nos fazer deixar de separarmos tempo para falar com Deus. Seja no alto de uma colina ou mais profundo dos mares, importa a disposição, um coração e mente conectado a oração.

Não há nada de errado ter um lugar para orar, mas não é o rito que vai fazer o sagrado. Porque o valor estar na fé, na certeza que há um pai que ouve. Mas contemplar a beleza e formosura da criação de Deus, poder respirar, observar, faz bem, como escutar o mar, o barulho das águas, o silêncio interrompido por uma correnteza ou cantos de pássaros.

Mas e o pulsar de um coração ? Pode ser o seu, ou mesmo um em formação. Meu esposo trabalha numa maternidade, no corredor da sala de ultrassom é possível ouvir batidas de corações. Normalmente o médico liga as caixas de som para que os pais escutem os corações dos seus filhos em gestação, e quem está por perto pode também ouvir o “bum-bum”. Quem já ouviu este barulho sabe que é particularmente especial, como as ondas do mar, o som da cachoeira. Ouvindo hoje, pensei; “não seria também  um louvor, uma oração?”

Importa não é o lugar, nem mesmo o rito, mas a essência. A fé tem muito de disso, a certeza de que há um Deus acima de qualquer situação, que escuta, seja você num alto monte, parado no trânsito, no quarto de um hospital, na sala de espera de um hospital, no seu quarto. Quando talvez ninguém te ver, ninguém te escuta, quando talvez todos dormem, ou em situações cotidianas, em que está em meio a milhares, mas unicamente você sabe que Deus, somente Ele é capaz de ajudar.

E tenho certeza que assim se opera a fé na minha vida. Me lembro de orações em montes sim, em lugares altos, junto a outros irmãos em um projeto de oração contra violência, em família, ou mesmo sozinha, talvez já teve momentos que orei só com batidas de um coração aflito, e Deus me ouviu, e me ouve, pela tua graça e teu amor.

Oração nada mais é do que orar, reporta-se a um ser maior, se submeter a Ele antes de uma ação. Não é simples o ato da fé, mas ainda bem que nem tudo depende de nós, porque quando nem percebemos, às vezes é o próprio Espírito Santo de Deus que ora por nós.

Quantas orações já fizestes? Pedidos, agradecimentos, louvores. Quanto tempo talvez orou ou ora por algo? Tenho uma situação na minha vida qual eu oro há mais de dez anos. Pergunta? Tanto tempo e nada foi feito? Muito já se realizou, entre elas o descanso que Deus não só escuta como ainda realiza muito na minha vida. Que o tempo passou e Ele me fortalece em fé. E tantas vezes que quando notamos, lá estamos em pensamento pedindo a Deus ajuda ou agradecendo pela paisagem que nos rodeia, pelo ar, pela água ou pelo silêncio interrompido de uma batida de um coração. Cada oração é uma, cada coração é uma batida.

Para quem nunca ouviu o som de um coração fetal …
vale escutar assim como as águas do mar

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8-9

Deixe uma Resposta

