Feijoada “point” pra felicidade

Imagem

Reunir bons amigos, família com um bom cardápio é sempre bom. E feijoada que tanto tem história no nosso país, como bem diz Gilberto Freyre na descrição da formação da família pratiarcal no livro Casa Grande&Senzala, em que afirma como a junção dos descartes das carnes suínas (orelha,pé de porco por exemplo) que não eram do paladar dos brancos junto com feijão deu origem a um prato único.

Pode ter sido antes um prato para atender a margem da sociedade, mas hoje é sinônimo de comida gostosa que agrada a praticamente todos, porque em tudo há exceção. Também diz que a feijoada pode ser cópia “barata” do europeu cassoulet, que tradicionalmente era a mistura de carnes de caças com feijão branco.  Acredito que os dois tem suas vantagens paladares. E estas misturas e pratos que aos olhos são exóticos traduzem bem como a nossa terra é resultado da miscigenação de costumes e da luta pela sobrevivência do nosso povo. ( Carne seca, o famoso baião de dois – arroz, feijão, carne, cozidão – mistura de várias partes bovinas num prato único e vários outros exemplos).

Reunir os amigos e familiares numa feijoada

Para um boa feijoada, como tudo é preciso planejamento, quantidade de pessoas, menu servido (a tal feijoada completa), uma decoração caprichada e estas coisas. Feijoada é um prato que requer um trabalho anterior e dedicação para ficar realmente boa. Em um hotel tradicional aqui da minha cidade, 5 estrelas, Castros, é o lugar qual considero que tem uma das melhores feijoadas. Eles servem no sábado, o preparo começa na quinta. Um amigo que trabalhava antes lá, que hoje só faz temporada de cruzeiros me ensinou umas dicas valiosas. ( Cruzeiro é sempre uma grande escola)

Segredos Preparo Feijoada

Todas as carnes devem ser separadas anteriormente, as salgadas devem ser dessalgadas em água fria na geladeira, 12 horas no mínimo, duas trocas de água.
As carnes devem ser refogadas anteriormente do cozimento do feijão. De um a dois dias.Principalmente se você quiser uma feijoada encorpada, mais light também, porque se elimina assim mais gordura.
Usar carnes frescas e secas dá uma textura mais agradável a feijoada
O feijão preto que fica de molho por uns minutos antes do cozimento fica mais macio

Carnes para se usar na feijoada : bacon,pé,rabo e orelha de porco; charque ou carne seca bovina; lombo,costelinha e linguiça de porco defumada;paio;linguiça calabresa;pernil fresco.

Feijão Preto porque é o ideal para feijoada. Acompanhamento, farofa temperada, couve, laranja,arroz branco, apesar de não ser tradicional na feijoada completa gosto de gostar abacaxi também. E não gosto de samba,tão pouco curto pagode, nem cerveja e tão pouco caipirinha. Por fim, carnes preparadas no dia anterior recebe o feijão para cozinhar, quando termina e só ajustar os temperos, bom fazer uma com pimenta e sem também, para quem não gosta e para as crianças.

 É bem calórico, mesmo reduzindo uma gordura ali ou aqui, bom depois é compensar no cardápio e nos exercícios, mas é uma delícia reunir para comemorar e deliciar com uma feijoada. Decore a casa,faça uma feijoada e chame a turma.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s