Fraldas e histórias de desfraldes

Tem umas histórias interessantes que envolvem o desfralde, qual acredito ser um dos momentos mais importante para o crescimento da criança.

Mas que idade tirar as fraldas? Isto depende e vale muito também do empenho e paciência dos responsáveis. Convenhamos que manter uma criança na fralda descartável é muito mais fácil, do que ensinar a ela que precisa pedir, eles vão precisar de um tempo, antes disso xixi e outras coisas podem acontecer. E quando isso acontece, nada de brigar, ensinar, para não ser trauma para os pequenos. Mas tirar as fraldas também equivale a crescimento.

O sucesso desta tarefa depende do conhecimento de crianças, rotina, diálogo. Criança dá seus sinais desde pequena ainda, tantos que há método como Higiene Natural,  o Elimination Communication (EC), fala que uma criança pode inclusive ser criada sem fraldas descartáveis, porque mesmo recém-nascidos transmite sinais como encolhimento de face, pernas que precisam fazer suas necessidades. Não conheço ninguém de perto, já vi sim depoimentos na Internet, mas tenho priminhos que pararam de usar fraldas com um ano.

Quais são as vantagens do desfralde?
– Independência e amadurecimento da criança (também da mãe)
– Financeira (não só das fraldas, mas também de pomadas e etc)
– Saúde (emocional, física também, menos infecções por exemplo)

As chamadas fraldas/calcinhas de treinamento? A primeira vez que vi estes modelos foram os da marca Gerber, mas além da americana, tem também várias outras chinesas e até brasileiras). É uma calcinha (feminina/masculina) com um enchimento para evitar que suje as roupas no caso de vazamentos ( que acontecem durante o desfralde).  São lindas e devem ser lavadas com sabão usual, para retirar o cheiro mais forte ( deixe de molho com vinagre branco e bicarbonato).

Imagem

No caso destes modelos, o enchimento não pode ser retirado, mas pode ser reaproveitado, mas precisa ser bem higienizado. O preço pode variar, cuidado com os vendedores com preço abusivos, estas peças podem ser importadas por sites chineses com frete gratuito. São bem macias e lindas.

Fraldas Ecológicas – as famosa ecofraldas ou fraldas de pano

Tem diversos modelos, lindos e adaptável para todos os meses. Há quem diga que é possível usar só delas nas crianças e economizar mais de R$3000 em um ano. Acredito, é possível também fazer o uso das fraldas de pano com o as descartável. Há muitas marcas nacionais, americanas, europeias e as chinesas.
Imagem

Muita gente que acham que é o mesmo método da fralda descartável, aquelas antigas, mas não é. É bem macia, o recheio pode ser sim aquela fralda cremer (gaze), mas também há um tipo de absorvente próprio reutilizável, que é vendido separadamente. São bem lindas, mas como as de treinamento podem ser bem saudável para o bebê ser forem bem higienizadas. Acredito sim que além de econômico e mais confortável também, por ser toda de tecido.

Imagem

Esta fralda aí é da marca Fraldas di Pano, como disse é mais econômica porque pode ser reutilizada, além de ser ecológica, fralda descartável é um lixo a mais para os aterros sanitários.  Estes modelos importados podem ser adquiridos nos sites chineses, com frete gratuito, também em lojas virtuais ( só cuidado com os valores muito altos que alguns praticam por aí), também na Amazon e Ebay.

P.S. Como toda roupa suja de bebê, o segredo é tirar o sujo na hora, com água, o mais rápido possível se tiver fora, antes de colocar de molho. Para evitar que mofe e até mesmo contaminação no pequeno. Use e abuse do vinagre branco, faz a vez do amaciante e serve também para tirar odor e até desinfeta.

Dicas Fraldas Ecológicas

Tudo pode acontecer num desfralde e vira história, algumas parecem piadas : )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s