Bifinho nata pro fim de semana

Imagem

Outra receita portuguesa que também faz parte da disputa entre Portugal e França. Existe a tal situação? Só questões históricas, os franceses falam francês e o portugueses o seu português. Mas na hora dos bifes, acredite o país de Vasco da Gama tem seus destaques. Bife à Marrare (manteiga,pimenta preta e nata), Bife à Portuguesa (batatas,presunto e molho), Bife do Pojadouro (corte traseiro, a parte interna do nosso coxão mole, que pode ser acompanhado com ovo) e o Bifinho de Nata.

Bifinho de Nata com ervas finas
2 bifes (cortes traseiros são os recomendados)
1 caixa de nata (vou falar sobre ela)
ervas finas
sal,pimenta à gosto

Numa frigideira quente ( para deixar o bife suculento e coradinho esqueça o Teflon), coloque o óleo, não muito, quando tiver bem aquecido coloque a carne (sem temperar, para selar, crocante por fora e macia por dentro), vire quando tiver bem dourado, depois acrescente o sal, pimenta e as ervas, por último a nata.

Por que falou da França? Nata? Seria creme de leite? Falei dos franceses, porque assim como os portugueses sabem tirar bom proveito do leite e seus derivados, que digam os queijos e os cremes de leite. Muitos estão acostumado com a nata como aquela parte amarelinha que forma no leite na fazenda, não só. Nata é o chamado creme de leite fresco, pasteurizado, aquele que precisa ser refrigerado . É aquele que a gente compra para fazer chantilly nas câmaras frias. O que fica na prateleira comum sem refrigeração do supermercado, pode até bater chantilly, mas sua textura e sabor final são diferentes, porque ele é mais encorpado e pode no calor talhar (se dividir em parte líquida e pastosa). Em muitas cidades você vai encontrar os potinhos de nata, que também não é iogurte natural e nem grego. Nata é nata, nisto os franceses e os portugueses se entendem bem, também os brazucas.

Final de semana delicioso!

Para acertar na escolha e na receita de cortes bovinos, uma carne boa precisa além de genética na criação, um bom açougueiro e uma faca amolada em casa e na hora do preparo não esqueça do bom tempero. Fundo da panela quente, se for fazer molho, numa carne que leva cozimento, opte por usar água quente, para adquirir melhor todos os temperos do fundo da panela. No churrasco,conta mesmo é o papo.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s