Festa na maior escola do mundo

Imagem

Protestantes cristãos de várias partes do mundo comemora neste domingo mais um aniversário da Escola Bíblica Dominical, EBD. A ação que tem beneficiado milhares de vidas iniciou na cidade de Gloucester Inglaterra, no dia 20 de julho do ano de 1780, plena Revolução Industrial. Um importante pólo industrial de tecelagem existia no período, que provocou a imigração de muitas pessoas, para o trabalho nas fábricas.

Entre os trabalhadores, homens, mulheres e crianças, marginalizados, que viviam em condições desumanas e extrema pobreza. Num período onde direitos trabalhistas e humanos ainda não era nem sonho para muitos. A EBD foi uma ideia do cristão Robert Raikes, um homem de profundas convicções religiosas,  que fundou uma escola que funcionava aos domingos porque as crianças e os jovens trabalhavam 6 dias por semana, durante 12 horas. Usava a Bíblia como livro de estudo, cantava com os alunos e ministrava-lhes, também, noções de boas maneiras, de moral e de civismo.

O historiador John Richard Green afirmou:”As Escolas Dominicais fundadas pelo Sr. Raikes, no final do século XVIII, originaram o estabelecimento da educação pública popular”. O efeito da Escola Dominical foi tão poderoso, que 12 anos após sua fundação, não havia um só criminoso na sala dos réus para julgamento nos tribunais de Gloucester, quando antes a média era de 50 a 100 em cada julgamento !

Em muito pouco tempo, o movimento se espalhou e várias igrejas ao redor do mundo organizaram suas Escolas Dominicais. Nas EBDs mais antigas, segundo se tem notícia, o ensino limitava-se à leitura de passagens bíblicas estudadas simultaneamente por crianças e adultos. Mais à frente, nasceu o desejo de que houvesse um sistema de lições graduadas : seriam adaptadas ao desenvolvimento da mente infantil e viria estabelecer conveniente e necessária promoção de alunos de grau em grau entre os diferentes departamentos da Escola Dominical.

Sim a Palavra liberta e o conhecimento revoluciona!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s