Bacalhau à Brás pro fim de semana

Imagem

Mas uma maravilha portuguesa para o final de semana. Vou passar a receita tradicional que de fato é um dos mais conhecidos, típicos e “copiados” de Portugal. Há várias adaptações por aí, mas como todo prato característico português, tem ovo, e recomendo não tirar o ingrediente, porque é ele que vai fazer a diferença. É um destes pratos fartos, acompanhamento pode ser apenas uma salada de folhas verdes. Fácil de fazer, ou seja, ótimo para o final de semana, recebe a visita, degusta e faz o que é importante, receba a visita ( nada de ficar só na cozinha ou entre outros afazeres, jamais), sentam e vão conversar.

Como os português, os italianos também são assim, aproveite o papo no preparo do prato, durante a degustação e claro durante a digestão com bons assuntos. O sabor do bacalhau é formidável.

Bacalhau à Brás ( tradicional receita portuguesa)

3 postas de bacalhau (Peixes TIPO bacalhau não é bacalhau)
1kg de batata
Óleo para fritar
2 cebolas
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho
1 raminho de salsa
6 ovos
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto)

Numa panela (prefira a que tem um fundo mais grosso), cozinhe o bacalhau por uns 5 minutos em água fervente e deixe esfriar. Retire a pele e as espinhas e desfie-o. Corte a batata no formato de batata palha, frite e reserve. (Use um cortador se tiver). Descasque e corte a cebola em rodelas, refogando-a no azeite juntamente com o alho picado. Acrescente o bacalhau desfiado e mexa bem. Junte as batatas fritas e tempere com sal, pimenta e salsa picada. Bata bem os ovos e junte-os ao preparado. Mexa seguidamente até eles cozinharem. Decore e sirva na hora. Pode ser gratinado que fica melhor.

Diquinhas: Eu tenho um multiprocessador Philips, ganhei de casamento muito itens culinários dos amigos que sabiam que amava culinária, melhor que já comiam das minhas invenções. É maravilhoso porque tem várias lâminas de corte e possibilidades. Quem não tem, super indico para comprar para si e também presentear. Mas tem um outro instrumento que é fácil de achar e barato, para fazer salada, batata frita e etc. Tenho um, meu esposo comprou para ajudar na salada e batata quando tem aqueles eventos de “família grande”, praticidade é o que há. E como parece um brinquedo, as crianças se habilitam com facilidade para cortar as batatas para ti, sem o risco de machucarem.

Imagem

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s