Leite creme, maravilha a la Portugal

Imagem

Das receitas portuguesas que aprendi a fazer tenho certa dificuldade com os doces, porque nem sempre são simples, consistem um tanto de treino, mas o leite creme é destas maravilhas, fácil de fazer e simplesmente delicioso.

O leite creme é um dos doces famosos de Portugal, assim como os pastéis de nata, travesseiros de sintra, papos de anjo, ovos mole. Acredito que talvez o leite creme (creme de leite português) seja tão famoso como crème brûlée da França. São parecidos, a diferença que o doce francês é uma mistura de leite e gemas cozido em banho maria, enquanto a versão portuguesa é a mistura de leite, farinha de trigo e gemas. Porém, alguns portugueses dizem que o creme tradicional também não leva ovos e que a versão francesa é um tanto cópia. ( Intriga talvez, os dois são maravilhosos e um tanto parecido)

Leite Creme ( tradicional de família portuguesa)

1 L de leite
240 g de açúcar
12 gemas ( isso tudo?! sim)
2 colheres de farinha de trigo ( só com as gemas vai engrossar e chegar o ponto, porém a farinha vai trazer um tanto de cremosidade, a não ser que use um fogão caipira por exemplo e fique horas no preparo)

Opcionais excelentes ( baunilha – a essência é mais fácil de encontrar, de uma boa marca, quem puder de 1 a 2 favas, casca de um limão, açúcar queimado com maçarico – como um bom brûlée la português).

Para fazer em casa e deliciar com esta maravilha
Ferva o leite com a baunilha ( se for usar) e a casca do limão ( só a primeira casca,bem fininha), separadamente bata as gemas ( passe numa peneira para retirar a película), o açúcar e a farinha de trigo, formando um creme bem diluído que será misturado ao leite. Ao fazer isso retire um pouco do fogo e mecha bastante, para ficar bem homogêneo, cozinhe até engrossar e chegar ao ponto (creme encorpado).

As claras que sobrarem use num pudim de claras ou em outras receitas, porque usar para engomar roupas é que não dá, isto só em séculos passados em conventos de Portugal.

Quer encantar mais a visita? Leite creme com ganache ( chocolate e creme de leite)

ImagemQuem não tem maçarico para  brûlée se vira com a criatividade, que era bom fica também bom com chocolate, o que não fica bom com chocolate né? Docinho pro final de semana então, para dias doces e doces. Só cuidado que engorda e muito estas coisas, então agita aí para mandar embora o que sobrou, deixar só o que precisa ficar : ).

Portugal sua linda e gostosa!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s