Pacta sunt servanda

Imagem

Primeiramente, quem não tem contato com a área jurídica, quero esclarecer que “pacta sunt servanda” não é um palavrão. É um princípio presente nos contratos, direito administrativo e direito civil. Significa isto aqui: O que foi pactuado no contrato serve para ambas partes. Não vou entrar nas exceções dos contratos administrativos, até porque usei o termo para outro sentido, conotativo (função poética, rs), sem confusão.

Até que ponto você é fiel? Até que ponto vai a sua honestidade? Quando se limita seus valores? Meu esposo diz que, às vezes, eu sou chata³. Conhecem a história do Cacique Juruna? Um líder indígena,ex-deputado federal, já falecido, andava com um gravador por onde que ia, a explicação: “Homem branco não tem palavra.”

Choca ouvir isto. Mas é esta uma realidade de mães e pais que tem ensinado com palavras, com testemunhos que “mentirinha não é pecado”, “um engano não faz mal.” Você adverte o seu filho por ele colar na prova? Teria coragem de “aceitar” que seu filho não repita o ano sabendo que ele não mereceu passar? E algumas outras coisas do cotidiano. “Filho, se for para mamãe fale que eu não estou.”

São pequenas coisas assim, por isso posicionei contra esta onda de “movimentos” por aí. Não consigo ver veracidade em atos enormes sem perceber que mudanças pequenas foram feitas,como ser educado no trânsito. O brasileiro continua furando filas em parques e atrações turísticas, somos conhecido assim como os argentinos aí fora como mal educados. Não sabia?! Não sou eu que digo, são donos de hotéis, restaurantes e atrações da Europa, Estados Unidos e etc, se informem.

Tanto na hora de receber quanto na hora de irmos lá, “brasileiro” tem aquela história do “bom malandro” que somos “espertos”, sempre querendo tirar vantagem em tudo. Aqui queremos ganhar em cima dos turistas, lá fora queremos ganhar de qualquer jeito. Jeitinho brasileiro nada mais é do que sinônimo de corrupção, lamento também.

Não sei até que ponto vai a sua fidelidade, vai a sua palavra, ninguém é mesmo perfeito, eu reconheço e assumo que tenho falhas, não me considero melhor que ninguém mesmo. Mas parto do princípio que preciso saber dos meus erros, melhorar neles, até porque não pode ser cristã só de falar, é preciso pagar o preço e dar bom testemunho, ser diferente. Da mesma forma é honestidade, moral e ética.

Se você é da turma que não curte gente que fala A e faz B, também sou. Não gosto de gente hipócrita, tão pouco que não respeita os outros, sem compromisso, mentirosa e que sempre coloca erros seus nos outros. Mas não quero mudar o mundo, se não fazer melhor o mundo, porque nada justifica também a violência. O outro pode ser um sem noção, mas cabe a ti a boa educação e a paciência.

Honestamente fidelidade é mais do que palavras, tem muito de ação, de mudança, de abnegação e postura. Se vê tanta gente aí com Jesus no peito, com a camisa,silk ou bordada, mas andar com Jesus é mais do que tatuagem e estampa, é rasgar mesmo o peito. Da mesma forma, se vê tanto, Deus é fiel. E é mesmo, fiel não por você, por Ele, mas Deus é além de Salvador, Ele também é Senhor. Deus é fiel sim, mas Deus é fiel, e você? Seu cartaz fala em revolução, mas que tem feito para mudança? Suas palavras fala sobre Deus, e as suas ações?  Não são as redes sociais que mudam o mundo, mas a sociedade – você.

“Deus conhece as nossas carências.Ele sabe o que precisamos. Seus ouvidos estão prontos para atender nossa oração.”Sabe o que Deus faz na vida de alguém, além de dar vida, muda o seu caráter, de ruim para bom, e isto são passos, caminhada, a cada dia, posturas, raciocínio, busca, transformação, de um todo para o pouco, de milésimo para milhares. É um pacto, uma aliança, Deus vai cumprir sempre a parte dele, agora cabe a você cumprir a sua, a começar com a sua palavra.

” Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Provérbios 3:6

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s