Não basta criticar,uma reflexão

“No momento em que o movimento se torna violento, ele morre” Manuel Castells

Imagem

Manuel Castells é um dos meus escritores preferidos e fiquei encantada com a análise que vi ele fazendo sobre manifestações. Que vai bem além do que achar se “politicamente certo” porque vai para rua, porque colocou mensagens de protestos, uma análise madura e consciente sobre movimentos sociais.

Um dos maiores estudioso de comunicação em rede, que já vinha falado de como “sistemas” (antes ainda da criação de Twitter, Facebook, Youtube,Vimeo,Instagram), a definição é consciente, ser humano é muito mais movida a emoções do que razões verdadeiramente ditas. Me fez lembrar das boas aulas de sociologia, comunicação comparada, o espanhol não se atreveu a falar diretamente do Brasil, mas de um contexto geral entre movimentos sociais e Internet, ele que foi um dos participantes do Fronteiras do Pensamento,evento realizado em Porto Alegre.

De fato não sou contra a uma sociedade mais preocupada com a política, só que pior que o analfabetismo político e a falsa consciência de teorias que podem ser muito perigosas. Duas delas a linha da aversão a própria democracia ( liberdade de opinião não significa insultar a dos outros e forçar os outros a querer a sua) e a própria violência e preconceito como antídio para a opressão e similares ( é preciso entender o papel representativo das figuras do Estado, polícia, políticos, justiça, enfim, ir contra isso só para ser do contra é simplesmente um dos atos mais ignorantes que uma sociedade pode ter).

Entrevista Manuel Castells

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s