Como deixar seu móbile mais seguro

Imagem

Internet não é território seguro, já falei por aqui, muitas legislações tem sido feitas, a lei 12.737/2012 foi o primeiro passo falando-se em Brasil. Após isso vieram a denúncia que o governo americano espionou e continuando monitorando milhares de contas, usuários americanos ou não. Quem trabalha com redes imagina que isso acontecia, de forma pública (governo em nome de segurança e soberania) e também para fins comerciais (publicidade, controle midiático). Mas outro sistema de segurança que pode ser facilmente violado são os do móbile.

Sistema operacional Android, IOS e todos estes por aí. Trata-se uma avenida de mão dupla, sim, porque de um lado há milhares de aplicativos novos, quebras de sistema de segurança, a empresa quer dar o cliente o que ele deseja quando compra um smartphone ou tablet, a possibilidade de ter um aparelho ilimitado em funções. E ferramenta, a começar do conhecimento, pode ser usado para o bem e para o mal. Crackers podem ter o seu prazer em justamente agir contra “a moral”, roubar senha para conseguir dados bancários, imagens e informações que ele pode usar para outras finalidades.

Imagem

Da mesma forma como os “criativos” podem criar diversos aplicativos, os “detonadores” descobrirem diversas “falhas de segurança” de Ipads e Iphones, as empresas tem seu nome a zelar, no caso a Apple. Assim são outras companhias, Samsung, HTC, Bluberry, Nokia, LG, Android e cia também vão cuidar dos seus clientes. Como a Internet, estes sistemas, pela sua amplitude nunca serão 100% seguros,mas alguns mecanismos vão dificultar ações “piratas”.

Aplicativos Segurança Iphone,mais conhecido –

Find my phone ( o programinha de localização que tem inclusive ajudado e muito a polícia a solucionar diversos crimes, como sequestro, roubo e “mentiras contadas por aí”. Mas em caso de roubo, furto ou sumiço é possível encontrar. É possível o “novo dono” parar o app, é, mas não é tão fácil. Por isso muitos ladrões tem pensado bem na hora de levar um celular com ele, pode ser a chave da cadeia dele. Outro programa parecido é o Lookout.

Mobile Vault – permite que vídeos e imagens sejam ocultados por meio de senhas. No caso de mão errada, alguns dados podem estar protegido. Mas qual é o erro? Que a maioria comete, como são muitas contas, muitas senhas, se usa uma ou três no máximo, iguais, para caixa de email, redes sociais, quebrando uma, as outras vem de bandeja para o cracker.

Hotpost Shield VPN – permite acesso a redes wi fi, com um modo mais seguro, criptografando informações de tráfego e ocultado IP, além de proteção de spam, malware, phishing.

Splash ID – protege informações como logon,senhas, dados de contas, cartão de crédito, que podem ser bloqueados por senha ou acesso criptografado.  Permite também backupe/sincronização e rastreamento.

Aplicativos de Segurança Android – funcionais e práticos de usar

mSecure Password Manager – protege dados do usuários, login, senhas, dados por meio de senha criptografada, possui gerador de senhas.

SplashIDSafe for Android – segurador de senhas e dados do usuário, pode ser usado como backup de informações e sincroniza com outras extensões e sistemas, como MAC/PC e Iphone.

SeekDroid AntiTheft & Security: possui recurso de limpeza remota, para eliminar malwares, além de fazer backup, ajuda também a localizar um Android roubado ou perdido.

B-Secure Tracker: não só localiza o móvel perdido, como pode ser uma portal remoto para  para localizar pelo Google Maps, além de que pode tirar fotos e gravar a voz do ladrão, que serão enviados para o email do usuário registrado.

E-wallet: protege informações, como login e senha, além de dados bancários e demais que podem estar contido no móbile.

Dicas de Segurança:

Usar um aplicativo de segurança pode ajudar na proteção do seu móbile, seja Tablet ou Smartphone, Apple ou Android, seria como uma rede segura num notebook ou computador em casa ou no trabalho, que você deve tomar cuidado com antivírus, extensões e manter sempre os navegadores atualizados. Auxilia, porém nunca vai ser 100%, ainda mais com a expansão de redes sociais e também de outros sistemas de “vigilância” seja comercial  ou não, sendo que a maioria é mesmo. A grande dica de segurança é saber usar, a porta que entra pode ser a mesma que sai, e é esta a grande dica.

No Iphone algumas dicas podem ser úteis, como configurar o Icloud, que permite ter sempre seus dados à mão, como contatos e demais, em caso de roubo ou perda, mesma atitude que usuários de outros sistemas operacionais podem fazer. Senha nunca deve ser trivial, se é possível quebra uma ou duas senhas, conseguir uma óbvia parece ser brincadeira de criança. Sistemas operacionais devem estar sempre atualizados, e muito cuidado com os aplicativos, principalmente de jogos, bate-papo e redes sociais. Os apps gratuitos podem ser muito bons, mas podem ser portal de entrada para que seu aparelho fique mais exposto. Até porque nada é tão de graça.E muita das vezes uma “porta não é arrombada”, é aberta pelo próprio usuário.

Bons aplicativos: 1Password,iDiscrete,Cisco SIO To Go,VirusBarrier

Como desconfiar do rastreamento ou invasão: Redes Sociais, emails e sistemas operacionais tem em sua configuração avançada os locais onde foram usados os aplicativos, com definição de IP, localização de cidade, país, um exemplo é próprio Facebook. Este recurso pode ser configurado para ser usado apenas com geradores de senhas.

Outra dica comercial, não é por acaso, que o Google, Mercado Livro, Ebay, Amazon e demais oferece justamente o que você deseja, grandes companhias tem acesso remoto e principalmente possuem dados de usuários, um dos grandes fornecedores, o próprio usuário, email, rede social, jogos e etc. Tem alguém lucrando por você, \o/.

Já vi isto acontecer entre amigo, olha a possibilidade

P.S. Não sou a favor, são sobre alguns itens de segurança.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s