Feijão Maravilha do dia-a-dia

Imagem

Sei que muitas casas tem abandonado o feijão, pelo praticismo, e muitas mulheres tem abandonado por causa do medo dos ponteiros a mais na balança. Mas com a dica da minha amiga Vanessa nutricionista e de muitos outros, “não abandone esta riqueza, acredite ele vai ajudar na sua beleza”. E com algumas dicas práticas dá para se ter uma feijão gostoso, nas suas refeições do dia-a-dia sem neura ou com desculpa pela falta de tempo.

Meu feijão é daqueles gostosos, do carioca, o verde, o pretinho básico, branco de salada. Não era assim, quem me ensinou o segredo foi uma cunhada minha, e o pedido foi do marido. Meu esposo é um ser apaixonado por feijão, que precisa do acompanhamento até com pizza e lasanha. Então decidi me aprimorar num dos pratos preferidos dele. Minha mãe era uma cozinheira muito boa, forno e fogão, mas o segredo do feijão saboroso, com caldo encorpado, veio com o casamento.

Imagem

O primeiro segredo do bom feijão é saber escolher ele no supermercado. A dica é olhar quando foi embalado, normalmente produtos em promoção são os mais velhos, escolher uma boa marca, uma conferida visual nos caroços, quanto mais inteiros melhor. Isto evita até a história de catar feijão (me lembra a minha infância, normalmente descascar alho e catar feijão eram castigos para alguma arte). Não lavo feijão com sabão, não lavo nada que eu vou comer com sabão, detergente nem pensar, nutricionista alertam que isso é colocar mais metais pesados e toxinas no organismo.

Deixar o feijão de molho?! Pode ser, ajuda sim a cozinhar o feijão mais rápido, pessoas que tem problema com a digestão do marronzinho pode deixar os grãos de molho por vinte minutos antes do cozimento. No meu caso, costumo comprar bons grãos, já tenho olhos treinados para isso, mas se é um “feijão caipira” costumo deixar de molho, até mesmo na panela de pressão que vou cozinhar.

Imagem

Preparo e os truques para o feijão carioca do dia-a-dia. Eu costumo já fazer ele temperado, guardar em porções individuais para o consumo. Tenho duas receitas, uma normal e uma mais light. Dá para fazer com feijão preto ou rajadinho.

Feijão básico
2 xícaras de feijão
4 a 5 xícaras de água (mais ou menos)
2 tabletes de caldo de carne, ou bacon com louro

Coloque a água na panela de pressão, o tabletes de tempero, deixe ferver, depois coloque o feijão. Inicialmente, deixe por dez minutos em fogo alto, após isso fogo baixo.  A quantidade de água vai variar de acordo com a qualidade do feijão e também se você deixou ou não ele de molho.

Feijão light
2 xícaras de feijão
3 a 4 dentes de alhos amassados ou picados
mesma proporção de cebola picadinha/batida
sal à gosto
4 a 5 xícaras de água (mais ou menos)
1 fio de óleo

Este feijão é mais light por não ter o tempero pronto, menos sódio e gordura trans no seu alimento, mais saúde. Refogue os temperos, coloque a água, quando ferver, coloque os grãos, dez minutos em fogo alto, o restante e fogo baixo.

O segredo do feijão mais encorpado está justamente no tempero, principalmente a cebola picadinha(que não vai incomodar quem não gosta), vai engrossar o caldo, de um feijão que deve ser em parte cozido em fogo baixo, que faz ele ficar mais saboroso e o caldo mais grosso.

Para conservar, divido em vasilhas próprias (plástico que vai para congelador), na porção do uso. Quando vai usar, pode ser fervido com um pouco de água, banho maria ou micro-ondas. De verdade, conserva o sabor e a textura como se tivesse sido cozido no dia. Normalmente cozinho a quantidade para uma semana. Em dias especiais são várias outras receitas, que depois compartilho. Como o feijão de corda com carne seca e quiabo, o preferido do meu sogro.

Imagem

Para acompanhar o prato preferido dos brasileiros, meu marido quando viaja vai atrás de um bom arroz, feijão, bife. O feijão deve estar presente na alimentação por ser grande fornecedor de fibras, ferro e em conjunto com o arroz pode ser um aliado nutricional importante. Não quer ter problemas com a balança, diminua a quantidade, mas mantenha em pelo menos uma refeição, o almoço. Junto com uma proteína, saladas e verduras. Imagem

Outros tipos de feijão maravilha para o seu dia-a-dia, vai de feijão preto, feijão branco é ótimo para salada (feijão branco, cebola, presunto cozido, alho, azeite, pimenta). Abuse também da soja (versão tropeira é uma delícia, bacon, cebola, couve, farinha, alho), lentilha é saborosa e nutritiva e  a ervilha seca que é um caldo ou sopa deliciosa para o inverno.

Quer ir de feijoada? Dessalgue as carnes com antecedência, se tiver temperada, refogue as carnes antes de misturar com o feijão. Outro prato típico muito bom que leva feijão é o baião de dois, que é sabor de casa de vó ( Feijão, arroz, carne seca e ainda queijo coalho). E aproveitando o frio não fique sem experimentar a sopa de feijão ( batata, cenoura, abóbora, cebola e feijão, carne ou frango).

Da menina que aprendeu a aprimorar o feijão por pura paixão ao marido : )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s