Trabalho de Mamãe

Imagem

A maioria, parte todinha mesmo, da reclamação das minhas amigas que tem filhos bebês e pequenos, o cansaço e o excesso de trabalho do papel de mãe. A primeira fase é o cuidado intensivo, logo com os avanços de liberdade ( rolar, engatinhar e sentar) o trabalho extensivo. A sede dos pequenos de conhecer o mundo é grande e haja disposição de quem está ali do lado. Algumas amigas tem conseguido ajuda extra, irmãs, amigas e principalmente esposo para auxiliar na rotina. E digo que estas tem conseguido um pouco mais de tranquilidade, principalmente conseguem passar este tempo com mais leveza.

O excesso de reclamação é irritante, tem pessoas que murmuram o tempo todo. Sabe-se que a rotina não é leve, mas principalmente, o erro da grande maioria é falta de sabedoria mesmo. A responsabilidade de criar filhos são de pais, no caso, leia-se mãe e pai. Tem pai que folga, mas tem mãe que não dá folga. Quem está de fora observa mais, vê com mais ângulos. Então observando, e também ouvindo alguns comentários, principais problemas são:

– Falta de rotina e disciplina (organização e respeito caminham juntos)
– Falta de companheirismo (um auxílio sempre é bem vindo)
– Falta de confiança (necessário ensinar e permitir que pai e outros ajudem)
– Falta de senso (gasta-se tempo à toa, sem otimização)

Tenho amigas que dividem-se bem entre trabalho externo e dentro de casa, mas sei que há casos em que a pessoa não consegue se quer ter zelo com a família, possuindo só esta função. Há algo errado? Ou seja, o problema não está em trabalhar fora, em ter jornada dupla, a decisão de que cada um faz com o tempo é pessoal, assim como a responsabilidade dos atos, causa e consequência. Por isso é necessário a avaliação.

Chegando dia das mães, se tem mil versos e apelos da publicidade. O que não dá para esquecer é que família é lugar que não é se deixa currículo, tão pouco se faz pós-graduação ou estágio. Admite-se erros, admite-se acertos, admite-se principalmente avaliações, experiências, melhorias, novas práticas. O que não deu certo hoje vai ser o perfeito amanhã para alguém, até porque perfeição em família está muito mais ligado em estar presente, e isto significa está praticamente colado, a rotina se aplica em estar presente sempre, de coração.

Imagem

Qual seja a rotina?
Que seja a sua melhor vida, seus melhores momentos.Agende-se a felicidade.

1 – Lavar área / Fazer planilha
2- Trocar fraldas/Ler relatório
3 – Fazer almoço/ Marcar reunião
4- Organizar aniversário/ Arrumar guarda-roupa
5 – Lavar e passar roupa/Brincar de boneca
6 – Limpar a casa/ Cuidar de si e ser mulher

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s