Trabalho a bordo no verão

Imagem

Confesso que estava tudo esquematizado para passar o verão (inverno aqui) trabalhando, mas mudaram os rumos, fazemos planos, mas a resposta vem do Senhor. Já pensou passar uma temporada no exterior e à bordo de um navio? O salário pode ser atrativo, a experiência profissional e pessoal marcante, conhecer vários lugares e pessoas de várias nações, otimizar seu inglês, francês, espanhol e muitas outras línguas que se pode aprender… MAS … o esforço é necessário.

Já fiz um artigo um dia desses como é possível trabalhar legalmente no exterior, por temporada ou em definitivo. O conhecimento da segunda língua (inglês, espanhol, italiano ou francês) pode ser sim fundamental, mas não pense que é só isso. Estão contratando também fora quem tem boa comunicação escrita e verbal em Português. Não o entendível, o certo, boa ortografia e gramática. Principalmente nos empregos de temporada.

Sobre o esforço … trabalhar em temporada como verão (europeu, americano e canadense) não é fácil, nunca foi e jamais será. Principalmente trabalho à bordo, cruzeiros como Royal Caribbean, Disney Cruise e muitos outros. Não se entusiasme só pelo salário e pela viagem. A jornada é dura, as exigências também. Quanto maior a empresa, mais se tem cobranças. Não se trata de coisas simples, mas da realidade, não é simplesmente virar as costas e não fazer, você assina contrato que lhe dá alguns direitos e muitos deveres. Folga é algo meio raro, turno pode ser superior a oito horas, cursos e palestras vão ser feitas o tempo todo, quando você imagina que vai descer na Caribe vai ter reunião de comissários.

Imagem

Os pontos positivos são grandes, primeiro no aperfeiçoamento profissional. Vivenciar uma segunda, terceira e até quarta língua te faz garantir fluência com mais facilidade. Mas neste caso aí também está o zelo, não adianta estar “fora” e continuar “dentro”. ( Aquela máxima de intercâmbio, pessoa sai para estudar, mas só quer conviver com os amigos da nação, para falar Português e relembrar saudade nas redes sociais). Conhecimento técnico e aperfeiçoado em áreas específicas (recepção, secretariado, saúde, hotelaria, gastronomia, …). No trabalho você pode lidar com grandes especialistas, aprender de perto. E o conhecimento humano, você aprender a lidar com as diferenças, mantendo seus princípios, muito se aprende sobre diplomacia trabalhando e lidando com tanta gente, de vários lugares.

ImagemImagem

Pontos Importantes:
. Lembre-se que você vai ficar quase todo tempo a bordo, muito tempo mesmo, então trata-se de pensar se realmente seu corpo vai se adaptar.
.É necessário pelo menos o inglês básico, para atividades onde não se lida tanto com o público, mas de inglês fluente e até uma a duas línguas se for trabalhar diretamente com os turistas. Ser paciente, ter educação e bons modos, ser proativo, resolver o problema. Como tem muitos turistas brasileiros, em muitas rotas, é exigido um ótimo português (Sim, é diferencial!).
. Boa saúde, documentação, curso específico, STCW ( noção de segurança em navios)
. Boa aparência (Não é basicamente ser linda, alta e magra, tem algumas coisas em questão, eles podem descartar pessoas com tatuagens e piercing visíveis, das discretas as exuberantes, é um requisito colocado em muitas seleções no exterior). Cabelo e pele em ordem, aparência saudável.
. Experiência (alguns cargos não exigem, apenas noção e outros pedem comprovação e curso)
.Entrevista e currículo ( em inglês, pode ser realizada várias etapas de seleção via skype, também em palestras, cursos; roupa e maquiagem de trabalho, não exagere, também não vá de cara limpa, tênis Converse e aparência desleixada, jamais)

ImagemImagem

Tem várias empresas que trabalham com isso, até coloquei uma lista no artigo Trabalho no Exterior Legalmente, tanto para opções de temporadas ( como o verão do hemisfério Norte), como empresas que tem contratado mão-de-obra brasileira para contratos de trabalho extensivo. Mas algumas dessas são também vendedoras de cursos, que é bom, para quem é da área de hotelaria e turismo, quem quer só a experiência e especializar numa outra língua, pode concorrer em outras vagas ( Relações Públicas, Marketing e Eventos, Enfermagem e Medicina, Gastronomia, Monitoria de Crianças e Jovens, entre outros).

Vagas abertas (Infinity Brasil – vagas para cruzeiros internacionais e que vão passar pela costa brasileira, entre as empresas, Carnival, Royal Caribbean, Crystal e muitos outros). Entre no site,http://www.infinitybrazil.com.br/, preencha cadastro ou enviei email para eles com seu currículo, com foto ( de trabalho, não de Facebook fazendo pose sexy) e em inglês. O prazo para esta temporada é até o dia 3 de maio, as entrevistas via Skype serão feitas no dia 7 de maio de 2013. Ou seja, você precisa se quiser trabalhar num navio internacional passaporte válido, visto (ser for para os Estados Unidos, caso seja passaporte brasileiro) e o curso STCW (algumas companhias dão este curso).

ImagemImagem

Disney Cruise – Eles recrutam muitos brasileiros, entre todas as exigências, a principal saber lidar muito bem com crianças. ( Leia, não é só gostar de crianças, é saber liderar as crianças, saber o limite certo entre diversão, segurança e controle – domínio,disciplina). Ser paciente, ter bom inglês e português, ser maior de 21 anos, já ter tido experiência com viagem em navio. Principais escalas: Vancouver, Barcelona, ​​Miami, Nova York, Los Angeles, Seattle, Galveston, Port Canaveral. Ou seja é preciso ter visto ou autorização para estar em solo americano, específico, H2-B. No Brasil a seleção para os navios da Disney ( que são os lindos, maravilhosos e gigantescos) é feito pela http://www.openseasbrazil.com/. Há vagas viu, inclusive a minha : ). Vou ter outros motivos, também muito BONS, para estar em solo neste verão ( isto fica para depois).

Principais Vagas
Serviços hotelaria ( garçom, recepção,cozinha, arrumação)
Animadores, instrutores, cartunistas, artistas (palco, shows) e fotógrafos
Médicos e Enfermeiras
Assistência (recepção, marketing, administrativo, …)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s