A moral ética que se tem ou não

Imagem

Primeiro, ética é uma coisa e moral e outra. Mas juntei as duas porque são elos de algo que pensei analisando umas notícias destes dias. Mesmo quando estamos “familiarizados” na área, é mentira dizer que um profissional não se comove. Seja um policial fazendo uma ocorrência, seja um jornalista fazendo apuração de dados para uma matéria. E imagino que o mesmo acontece em quase todas as profissionais. Um juiz pode sim ter centenas de casos, mas ainda se comove, da mesma forma é o médico, o psicólogo. Você tem a técnica e a rotina como aliados, mas não deixa de ser humano.

E a comoção faz parte do cotidiano de qualquer ser racional, se assim não tem, há problemas psíquicos, acontece sim, um psicopata não sente culpa, tão pouco se importa com o outro, entre outras características. Mas no normal, ainda ficamos abalados com algumas coisas.

Vou falar de algo que para mim foi chocante, o casal de turistas violentados numa van no Rio de Janeiro. Onde uma mulher foi abusada sexualmente de forma covarde por três marmanjos e um menor que queriam se satisfazer, não importando nem um pouco em ferir o corpo e a alma de uma mulher, na frente do seu companheiro. E um outro fato que parece banal, um acidente na estrada, e várias pessoas que foram presas, posteriormente, roubando carga. Nos dois casos vimos distorções de moral e de ética que o homem pode carregar no seu cotidiano.

Não dá para comparar os dois casos. Não mesmo, no campo do direito positivo temos de um lado um crime de grave teor ofensivo, a liberdade e a dignidade sexual. No outro extremo algo que às vezes achamos normal.  Moral é algo que sempre existiu, sistema de normas, princípios e valores. É o que te faz humano, mais prática. Ética é mais teórica, é reflexiva, é a forma que você comporta, a partir do pensamento, educação, regulamenta as suas ações também. Entendeu por que usei o termo moral ética? Porque são duas coisas a se pensar.

Que moral teve estes seres atacando aquele casal, consumindo a dignidade de forma brutal daquela mulher, para seu bel prazer ? E que moral você tem diante a um acidente na estrada, seja carga de cerveja, micro-ondas, uísque, celular o que for? Já vi casos horrendos de vítimas fatais e em estado graves sendo pisoteadas por pessoas em busca de coisas de valor. E onde ficam os valores numa situação desta. E que ética temos diante a situações assim? Juiz de valores, que reflexão deixamos de fazer antes de atos tão animalescos?

Não podemos só julgar, mas refletir, porque moral e ética são riquezas que devem não só ser resguardadas, mas também que deve ter cultivo em cada atitude que tomamos. Tenho uma cunhada que morou por um tempo em Bruxelas, junto com o esposo. Não usando referência que no primeiro mundo funciona e aqui não, sem superficialidade. Não só lá,mas em vários outros países, trens, ônibus e bonde não tem cobrador, você tem o seu consciente fiscalizador, assim como seu próximo, qualquer pessoa pode cobrar pelo seu ticket. E se você não tiver paga multa e dependendo corre o risco de deportação.

E é a sua moral e a ética que vai fazer diferença, ter a consciência tranquila. Não é só a multa, não é só o risco, mas o que carrega dentro de si. E o mesmo que saber quando se faz algo errado. Quando fala que não faz uma coisa e faz. O mesmo que passar trote, mesmo que mentir, mesmo que prejudicar os outros para ter vantagem própria. Não vai te fazer mais diferente ter moral e ética, mas vai te fazer ser mais humano e civilizado. Sim a moral é humana e a ética é civilidade. E bom sentir vergonha diante casos assim, corar o rosto, querer pedir desculpas. Ser o que é, mediante ao caos, agradeço por terem me ensinado que não é o que as pessoas saibam o que estou fazendo, mas só eu sabendo já é o suficiente. Que Deus consiga trazer muita paz para esta jovem, trazer o refrigério que ela necessita e ao seu namorado, e vergonha de corar o rosto e tremer os lábios quem é capaz de barbáries, das mais diversas, pensando só no proveito próprio.

Como dizia a minha professora de Ética? Vamos ler uns textos, ver uns filmes e ter uns debates, porque ética e moral nunca vou conseguir ensinar a quem não tem. Se não é?! E para os adultos, a frase marcante, “children see, children do” funciona mais que conselhos, Super Nanny, escolas alto padrão ou morar num país dito “civilizado”.

Ética – vem do grego “ethos – modo de ser”
Moral – vem do latim “mores – costumes”

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s