Segurança evita crimes virtuais

Por causa de uns artigos que coloquei aqui sobre crimes na Internet acabei recebendo um bocado de perguntas e emails sobre como manter em seguro as publicações na rede, principalmente as senhas de emails e redes sociais, além evitar que o computador e smartphones sejam invadidos. Tem segredos? Algumas coisas são úteis e é fácil fazer.

Uma pergunta foi se teria problema colocar fotos, principalmente de crianças, pessoais, poderiam ser copiadas e usadas de forma criminosa. É, talvez, mas nem sempre. Tem que tomar cuidado sim com o que se coloca. Existe alguns mecanismos para que fotos não sejam copiadas e usadas indevidamente. A informação da Internet é facilmente compartilhada e às vezes se comete até uma gafe de usar algo e não colocar fonte. E nem sempre dá para saber quem está do outro lado… ops, nem sempre, porque às vezes dá sim. Um dos mecanismos bem usados em fotografias são as marcas da água, mas dá também para rastrear imagens na Internet. Cada informação postada tem seu código fonte, por mais que às vezes uma pessoa modifica extensão, há algumas coisas quais ela não conseguirá mudar.

Mas para fotos as dicas de segurança são: uso de marcas d’água, abaixar a qualidade da imagem, fotos geradas em flash ou em serviços como Flickr dificultam um pouco a situação do possível criminoso. O principal uso é em fakes para redes sociais, pessoas roubam fotos e depois postam em páginas falsas. Segurança 100% nunca vai existir. Então primeiramente a consciência do que está publicando. Foto de biquinho pode ser facilmente roubada e colocadas em sites adultos, assim como exposição de biquínis e outras poses sensuais. Não poste foto de crianças nuas, nem mesmo com roupas íntimas, mesmo que o seu objetivo seja singelo, a pornografia infantil é um dos crimes mais graves cometidos na rede.

Segurança no Instagram e demais aplicativos de fotos Android compartilhados com Facebook ou Twitter. Sim, todas as fotos publicadas em programas de fotos, mesmo com a definição de privacidade voltada apenas para seus amigos podem ser abertas. Que? Sim! E digo mais usuários de smartphones, Android, Iphone, IPAD, a facilidade de desbloqueio e falhas de seguranças são maiores do que é noticiado por aí. Então há duas situações de perigo para suas fotos, filmes e dados. A primeira é a invasão “real” que acontece por aplicativos que você baixa, por compartilhamento que faz, por rede wi fi que usa. A segunda é levar um destes dispositivos, soma aí também o seu PC, para o conserto.

Então vou por partes, principalmente aos que usam redes sociais via dispositivos (celulares, tablets, …) normalmente usa internet de redes públicas, comuns. Faculdade, shopping, restaurante, a invasão ocorre sem você nem notar. E normalmente tem dois tipos de invasores, os que gostam mesmo do desafio e o ladrão sacaneador. Atrizes famosas já tiveram fotos roubadas e divulgadas, Scarlett Johansson foi uma delas.

Pior do que isso é que grande parte dos usuários não tem noção do que publica. Às vezes pensamos que só os ladrões atrapalhados passam por isso, roubam um tablet e as fotos que tira de si vão parar na rede. Há muitos inscritos no Instagram e demais dispositivos de compartilhamento de fotos que suas imagens é vista por si, pelos seus amigos e restante do mundo, usando um simples endereço até num computador de mesa. E quem já visitou um Webstagram da vida já viu coisas imagináveis, não vou citar nem outras fontes, que são muitas, para ver fotos bloqueadas ou não, porque não vou também dá tutorial de malandragem para ninguém.

E falando nisso, tutoriais. São milhares espalhados pelo Youtube e blogosfera, não tem muita senha segura falando em crakequelentos por aí, e quanto mais adolescente costumam ser mais enjoados e abusados. Mas não é preciso de muito trabalho às vezes. Fotos abertas em Facebook, informações compartilhada no Google Plus, e normalmente as pessoas costumam colocar e responder perguntas de seguranças de maneiras mais óbvias possíveis. Nome do cachorro, nome da avó, prato preferido, desenho animado preferido. Pior quando a pessoa coloca as informações já na própria página. A foto do meu cachorrinho do coração, (@@), ah tá bom, : ). Mas não é bem só estas as falhas. A maioria das redes sociais tem um mesmo patamar de recuperação de senha, uso de email, uso de contatos, localização de fotos de amigos e URL da sua página. Tentando muito pouco certa ordem, infelizmente foi-se hackeado.

Disse que não ia falar tutorial, nem estou dizendo. Pelo contrário, vou só falar de uma regra bem legal. Use e abuse dos mecanismos de privacidade e acesso das suas redes sociais, evite o possível redes em comuns, e sempre use logoff das páginas que forem usar. E largue de preguiça e pare de salvar endereço de email na sua página. Ia ficar bem longo eu colocar isso passo a passo. Para umas pessoas mandei em detalhes configurações nos emails que enviaram mensagem.

Básico

Navegadores – Google Chrome, barra de ferramentas, a principal lá em cima, pressione o botão, no cantinho direito da tela (Personalizar e controlar Google Chrome), Configurações, Configurações Avançadas, Privacidade, Limpeza de Dados de Navegação ( principalmente quando usar um computador que não é seu, Ctrl+Shif+N), mas antes desative no Senhas e Formulários, preenchimento automático e opções de salvar senhas na web). Não é 100%, mas já dá uma ajuda. Opções assim também tem em outros navegadores. E não esqueça de manter sempre atualizado navegador e antivírus.

Fotografias, informações e demais coisas na Internet – Não precisa do discurso que eu não coloco foto do meu filho na Internet, que não tem nada meu na Internet, que não tem dado meu na Internet. Tem sim, não adianta, lógico que você precisa é policiar e saber usar o que você está manuseando. Quer usar Orkut vai pesquisar sobre mecanismo de segurança, Facebook, a mesma coisa, WordPress, o que for. Todos tem opções de seguranças, que muitas vezes esquecemos de usar ( é já paguei por este esquecimento). Umas das opções legais é registrar dispositivos. Por exemplo, apenas os meus dispositivos podem abrir minhas páginas qual eu tenho acesso, noção de status por exemplo de onde foram recebidas visitas no meu WordPress, IP de visitante, tipo de pesquisa que o fez chegar até a minha página, etc. Quando tinha Facebook, após uma invasão eu só abria do Tablet ou do Notebook. Qualquer outro lugar que tentava abrir, eu recebia um alerta no meu celular e uma senha para confirmação dada por telefone. Sim, o Facebook te liga dando senha para você entrar na página de forma segura. Este recurso pode ser usado no Twitter, no Gmail e Hotmail.

Mas se já aconteceu o problema, o que fazer? Antes de tudo, se a invasão for numa rede social,por exemplo, busque nas configurações de acesso em quais lugares foi acessada a sua página. Por exemplo, se a sua página foi aberta em Minas Gerais, depois nos Estados Unidos e você estava em outro lugar na época, notifique o sistema de segurança do Facebook. Copie a página, print scren (este recurso usado tanto para o mal, serve também para o bem, rs, uns entendem), registre ocorrência na polícia, principalmente se houve dano, tente também registrar isso em cartório (autenticação).

Resume alguns dos problemas mais recorrentes, mas o principal de segurança é avaliar o que você está publicando. Lembra que Internet pode ter acessos de quem você nem imagina e que   sabe-se bem quem está do outro lado. Grandes empresas estão de olho nos sites de relacionamento observando o comportamento de seus funcionários (beberrões, reclamadores e mau caráter) . Hoje todas as suas ações são colocadas na rede, postada tanto da faculdade que você estuda, do comentário que coloca num vídeo no Youtube, ao colega de trabalho que tira uma foto sua e espalha por aí afora. As informações são vulneráveis, por isso não pense que páginas de fotos trancadas podem significar alívio, ainda mais se você não souber usar todas as ferramentas de segurança. Na hora de levar o PC para arrumar busque pessoas idôneas, o mesmo é para celulares e tablets.

Prevenção é antes do post. Avalie as ações para não ter péssimas reações.

Para quem você  abre a porta?

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s