Fotos com Recém Nascido

Imagem

Estou estudando este assunto estes dias, pesquisa sobre iluminação, equipamentos, em vídeo e revista. O mercado lá fora já está muito bem consolidado, os fotógrafos de recém-nascido são tão requisitados como os especialistas em registro de casamentos. Sei que é preciso técnica, paixão, paciência e muito conhecimento dos pequenos a serem registrados.

Não tenho interesse algum profissional, mas porque vez em outra venho fazendo fotos de sobrinhos que nascem, filhos de amigas e normalmente são as fotos básicas. Tem coisas lindas que vemos e queria descobrir como se faz as poses mais fofas, os sorrisos, uma boa produção e edição. Conhecendo pelas mamães infelizmente a maioria tem medo, também teria se não tivesse certeza que meu pequeno não iria machucar. Então vou dividir umas dicas bem interessantes sobre como fotografar com recém-nascido.

Equipamento  - A câmera fotográfica se não é tudo e quase a maioria na hora do registro. As compactas podem ter boa resolução, pode te ajudar em muita coisa, mas só um câmera profissional que vai te proporcionar controle de entrada de luz, velocidade que esta luz vai entrar durante o disparo, ângulo, neste caso o papel importante das lentes, profundidade, pequenos detalhes que fazem a diferença.

Iluminação – Para mim a melhor iluminação é a natural, como se fala em recém-nascido é um tanto complicado, como colocá-lo exposto a Sol e ventos. Mas se for num ambiente normal, olha a direção que a luz natural entra, se tem cortina. Muitos especialistas no assunto, fala do cuidado do uso de duas coisas, equipamentos de iluminação que podem queimar a pele do pequeno e também o uso do flash que pode não só ser assustador para eles como prejudicar.

Cuidados Humanos – Falando em iluminação e equipamento, vamos falar da parte humana, que deve ser a primeiramente pensada. Primeiro é um recém-nascido que deve ser muito bem cuidado, todos os utensílios, peças de roupas que vão ser usados na seção deve ser muito bem higienizados. Quem vai tocar no bebê deve ter lavado as mãos, o ambiente pode ser sonorizado com uma música ambiente para bebês ( há trilhas específicas), aquecido numa temperatura agradável, alimentação deve ser feita, uso de chupetas ( caso a criança use), a presença da mãe e bons assistentes. O sono profundo deles vai ser conseguido com paciência, além do respeito as seguintes regras (iluminação mais natural, delicadeza nas trocas de cenários e peças, ninar sempre que preciso e o fundamental – temperatura do ambiente, a mudança brusca de temperatura fazem eles acordarem, mães sabem disso, eles tiram as roupas do bebê dorminhoco na maternidade para ele mamar).

Itens para serem usados numa sessão: Ursos e bichos de pelúcia ou tecido, cestos, enfeites de cabelo, cobertores, mantas, sling, toucas, sapatinhos, roupinhas, móveis de brinquedo. Tudo muito bem lavado e limpo. Lave a mão sempre, use álcool em gel também.

Poses e ângulos – As poses mais lindas requer paciência, porque é preciso o sono profundo dos recém-nascido ou eles confiantes e calmos, se tiverem acordados. Acredito que o Photoshop é importante, mas que ele deve ser até esquecido durante as fotos, para se ter poses bem produzidas. A dica do bebê sorrindo na verdade está na posição do rostinho, das mãos e da expressão que você pode moldar, usando a chupeta do bebê e depois tirando ou fixando com delicadeza seu rostinho com as mãos. Assim como demais membros, como colocar as mãos para trás, perninhas tampando a nudez, entre outros. Cuidado que nem todos os cliques são possíveis a armadores, muitos requer bastante técnica como o uso de sling, bebês dependurados em redes e tecidos, e muita coisa é edição gráfica aplicada, montagem, respeite os limites.

Imagem

Há muitos making-off de recém-nascido, com poses e dicas, como este da Melaine Disbrow, bom para aprender sobre as técnicas da arte de encantar bebês

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quem está pensando em tirar fotos dos pequenos pesquise sobre o profissional contratado, se quer arriscar tirar as fotos de um recém-nascido não deixe de pesquisar antes, em sites, blogs, tutoriais e vídeos. Até porque requer técnica, tem que ter sim paixão e paciência, mas neste caso por envolver a delicadeza de uma criança é preciso sim conhecer antes de se aventurar.

Para inspirar a foto cronológica para se fazer no primeiro aninho da criança, uma dica para montar convite ou lembrancinha de aniversário personalizado

Imagem

Imagem

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s